O jogo deste fim de semana, frente ao Vitória SC, poderá não ser apenas o momento da consagração do Sporting como campeão nacional. Poderá também marcar a despedida de várias figuras do plantel que ajudaram os leões a chegar ao topo.
Com 79 pontos e vantagem no confronto direto sobre o rival Benfica, os comandados de Rui Borges só precisam de repetir o resultado encarnado frente ao Braga para confirmar o título. No entanto, o encontro de Alvalade pode simbolizar mais do que a possível festa: pode ser o último capítulo para alguns protagonistas.
Peças-chave na mira da Europa
Viktor Gyökeres, Francisco Trincão, Morten Hjulmand e Ousmane Diomande são alvos declarados de gigantes europeus. O avançado sueco tem impressionado com 52 golos e 13 assistências esta época e é seguido por clubes como Arsenal, PSG, Bayern Munique e Barcelona.
Rúben Amorim, que tem sido apontado como possível destino de alguns destes atletas, também pode desempenhar um papel decisivo no futuro próximo dos jogadores.
Candidatos à porta de saída
Iván Fresneda, apesar de um bom momento após a chegada de Rui Borges, voltou a cair nas opções e deverá sair. O mesmo se aplica a Jeremiah St. Juste, que perdeu espaço depois de um episódio de ocultação de problemas físicos.
Já Biel Teixeira, contratação de inverno oriunda do Bahia, ainda não conseguiu afirmar-se e poderá regressar ao Brasil.
Morita e Esgaio com futuro incerto
Hidemasa Morita, embora tecnicamente acima da média, continua a lutar contra limitações físicas. O interesse do Eintracht Frankfurt e a proximidade do fim do contrato tornam difícil a sua continuidade. Ricardo Esgaio, por sua vez, está suspenso para a última jornada e deverá também deixar o clube no verão.
Ao todo, são oito jogadores em possível rota de saída. Alvalade poderá, assim, viver uma tarde de festa… e de despedidas.
grs 4