-->

Halaman

    Social Items

Oficial: Rui Borges com novo patrão na defesa do Sporting... Ver Mais

grs 2
Rui Borges com novo patrão na defesa do Sporting


Sem Diomande, que cumpre castigo, o internacional português sai da esquerda e assume posição ao meio no trio de centrais. Será a 5.ª vez que joga no lugar que pertence ao marfinense

Ousmane Diomande completou com o Boavista (5-0) série de cinco cartões amarelos e por isso falha, por castigo, a receção ao Gil Vicente no domingo (20h30). Vai Gonçalo Inácio assumir-se como patrão da defesa, condição que não lhe é estranha embora a sua posição natural seja no lado esquerdo do trio de centrais, onde jogou em 24 dos 34 jogos em que esta temporada foi titular.

grs 3 Pode Gostar Tambem

Frente ao Gil, quem vai dar ordens na defesa será Gonçalo Inácio, vai jogar no lugar do castigado Diomande à frente do guarda-redes Rui Silva e com mais dois centrais ao lado, na habitual linha de três. Neste esquema tático, será a 5.ª vez que o camisola 25 assume o lugar de patrão.

Foi Ruben Amorim, que chegou ao Sporting em março de 2020, quem implementou o esquema de três centrais. Desde então passou a ser imagem de marca dos verdes e brancos, que só jogaram com linha de quatro em seis ocasiões já na era Rui Borges, que logo abandonou essa ideia de jogo e recuperou o 3x4x3 em que os jogadores se sentem mais à-vontade.

Agora que Zeno Debast tem jogado adaptado no meio-campo e com St. Juste fora das escolhas iniciais, o trio estabilizou em Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio, por esta ordem no terreno. A saída do camisola 26, que voltará no dérbi com o Benfica, desloca então Inácio para um lugar em que jogou com Arouca (3-0 na jornada 5), Nacional (3-1 na Taça da Liga), Amarante (6-0 na Taça de Portugal) e Gil Vicente (1-0 também na Taça de Portugal). Ou seja, nestes quatro jogos com Gonçalo Inácio ao meio, os leões venceram sempre e a última vez aconteceu no dia 27 de fevereiro, ou seja, há mais de dois meses.

Se em 34 titularidades, Gonçalo Inácio alinhou 24 vezes na esquerda e quatro no meio, significa que faltam aqui seis jogos em que o internacional português jogou de início. Nesses, os verdes e brancos de Rui Borges apresentaram-se com linha de quatro e Inácio jogou cinco como o central mais à direita e uma mais à canhota – neste período, os leões registaram três vitórias (Rio Ave, Nacional e Farense) e três empates (Bolonha, FC Porto e Arouca).

O trio para domingo

Se Gonçalo Inácio joga no lugar do patrão, quem o acompanhará? Na direita deverá ser Eduardo Quaresma, ainda que St. Juste, ultrapassados os problemas físicos, espreite também a posição. Já na esquerda, e tendo como exemplo os jogos anteriores em que o camisola 25 teve de ir para o meio, será Matheus Reis que leva vantagem. Ainda que esteja à bica com cartões amarelos: se vir um com o Gil Vicente é carta fora do baralho com o Benfica – tal como Morten Hjulmand.

grs 4

Related Post

Load Comments