Breaking News


ad

Microsoft Edge ganha VPN grátis da Cloudflare

        

O navegador Microsoft Edge acabou de ganhar uma nova funcionalidade bem útil e interessante. Agora o browser conta com uma VPN integrada suportada pela Cloudflare. O recurso ainda está em fase de testes. Para experimentá-lo, é preciso baixar a versão 107.0.1402.2 do canal Dev do navegador.


Caso você não saiba, uma VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual privada. O uso de uma VPN se faz necessário especialmente quando você deseja esconder sua localização real. Esse tipo de rede também é útil para quando você quer mais segurança na sua rede, especialmente quando lida com dados privados e/ou sensíveis.

Além disso, a VPN criptografa a sua conexão. Isso dificulta muito o trabalho de hackers que porventura estejam querendo invadir a sua rede.

Em uma página de suporte a Microsoft explica um pouco mais a novidade:


“Ao usar a rede Microsoft Edge Secure, seus dados são roteados do Edge através de um túnel criptografado para criar uma conexão segura, mesmo usando uma URL não segura que começa com HTTP. Isso torna mais difícil para os hackers acessar seus dados de navegação em uma rede Wi-Fi pública compartilhada.”


Sobre a parceria com a Cloudflare, a Microsoft explica o seguinte:


“O Microsoft Edge Secure Network é um serviço prestado em parceria com o Cloudflare. A Cloudflare está comprometida com a privacidade e coleta uma quantidade limitada de dados de diagnóstico e suporte atuando como subprocessador de dados da Microsoft para fornecer os serviços. O Cloudflare exclui permanentemente os dados de diagnóstico e suporte coletados a cada 25 horas.”


Como funciona


Para ativar a VPN by Cloudflare no Microsoft Edge, basta clicar no ícone de cadeado que se encontra na barra de atalhos do navegador. Por lá você pode definir em quais sites a VPN será ativada automaticamente. Ou então se a VPN será ativada somente quando você se conectar a redes Wi-Fi públicas, não seguras ou em sites sem o protocolo HTTPS.


Na prática, o navegador disponibiliza três opções de uso da VPN para os usuários:

Selecionar sites: aqui a VPN é ativada automaticamente ao entrar nos sites escolhidos;

Otimizado: ativa a VPN automaticamente ao acessar redes Wi-Fi inseguras ou sites sem HTTPS;

Todos os sites: ativa a VPN em todos os sites.

Franquia com limite baixo


O serviço é gratuito para todos os usuários que logam com a sua conta Microsoft. No entanto, há um limite de 1 GB por mês. Então, se você pensa em usar o serviço para assistir a Netflix de outros países, por exemplo, pode tirar o seu cavalinho da chuva. Mas a empresa disse que está trabalhando em uma forma de direcionar o conteúdo de vídeo e streaming por fora da VPN. Isso deve preservar a franquia de dados que, convenhamos, é bem pequena.


Quando ativada, o ícone do Microsoft Edge Secure Network ganha cores diferentes para indicar o quanto você já usou da franquia. Se o ícone estiver verde é porque você não usou quase nada. Se estiver laranja é porque usou mais da metade da franquia. E se mudar para vermelho é porque atingiu o limite de uso ou está perto de atingir.


Ainda não está claro se a Microsoft venderá pacotes de dados, permitindo que os usuários ativem a VPN depois que a franquia gratuita acabar. Se não for o caso, será preciso esperar até que o pacote de dados seja renovado.


ad

Sem comentários